CearáRegionaisSanta QuitériaSaúde

Campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 31 de maio em Santa Quitéria


Foto: Chico Valdiner / GMT

A campanha contra a febre aftosa começou na última segunda-feira (02), em todo o Ceará. O objetivo é vacinar todo o gado criado pelos produtores no estado como forma de combater a febre que pode ser danosa para o animal, causando inflamações e vesículas (aftas).

A primeira etapa da campanha vai até o dia 30 de maio e tem como alvo os bovinos de todas as idades. Segundo a última atualização, em Santa Quitéria, cerca de 7% do gado já foi vacinado. A meta é atingir 90% dos bovinos por cidade, mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura.

A perspectiva para que o município atinja a meta é positiva. Em 2021, Santa Quitéria ultrapassou a meta, vacinando 92,15% do gado na primeira etapa. Além de aplicar a vacina, os produtores precisam emitir a declaração para confirmar a vacinação do gado. É a partir das declarações que o Estado faz o controle dos animais que já foram vacinados e os que ainda precisam ser.

De acordo com Hamilton Anselmo, veterinário e auditor fiscal local, a declaração “é importante diretamente para o produtor rural que precisa da ficha sanitária junto da ADAGRI. Às vezes ele precisa fazer algum empréstimo ou comprar milho da Conab e precisa da ficha sanitária. na ficha sanitária vai tá indicando se ele realizou a vacinação ou não”.

As declarações podem ser emitidas no escritório da ADAGRI, no site da agência (https://www.adagri.ce.gov.br/) ou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O prazo para declarar a vacinação do gado é até 15 de junho.

A sede em Santa Quitéria funciona anexo ao prédio da SOP (saída para Sobral), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h. Não é preciso agendamento prévio e o produtor precisa estar portando a nota fiscal da compra das vacinas, caso não possa comparecer até a sede da agência, pode enviar um representante. Os produtores rurais podem tirar suas dúvidas através do telefone (88) 3628-2174.

Mais Notícias

Botão Voltar ao topo